16 maio 2012

Fogão a Lenha - Comida Artesanal




                                                                                                  Foto - Corbis


Quem concorda que o fogão a lenha tem um quê de aconchego, de família, de bate-papo na cozinha e o melhor, o gosto diversificado  das comidinhas que nossas avós faziam ? Pois é, além de suas suculentas qualidades , o fogão a lenha pode ser uma alternativa ecológica. A empresa Ecofogão , em Belo Horizonte, conseguiu unir economia e modernidade, os fogões consomem menos 50 % de lenha comparado aos demais fogões. São também sinônimos de qualidade no sabor e muita paciência, pois os alimentos são cozidos na gordura, como um confite.
Tendência nas cidades grandes, em muitas casas podemos encontrá-lo logo ali perto da churrasqueira, e podemos saborear uma comida com ares de vales e campinas.

O chef Taico poetiza a importância tímida do Fogão a Lenha :
"O movimento começava bem cedo. Primeiro vinha o cheiro do querosene queimando, em seguida os estalos da lenha crepitando, e as labaredas aquecendo o velho fogão.
Aguardava de olhos abertos, coberta no peito, e logo vinha o cheiro do leite gordo fervendo devagarzinho.
Na mesa de tábuas, o pão caseiro é desembrulhado de panos muito brancos e ali na mesa mesmo é transformado em grossas fatias que depois de amanteigadas tostam na chapa."
É isso ai, para os amantes da gastronomia ele significa comida saudável, resgate de valores e muito calor, humano!
Ah ! se for comprar um não se esqueça das panelas  de ferro ou de barro.

Confira abaixo o vídeo sobre o Ecofogão


Nenhum comentário:

Postar um comentário