SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade , o futuro da gastronomia .

Imagine o prazer de comer, aliado à praticas ecologicamente corretas na rotina das cozinhas, saber que consumiu um alimento fresquinho, delicioso e que o preparo dele cumpriu princípios de sustentabilidade .
Mas o que é sustentabilidade ?
A sustentabilidade é um comportamento em que se racionaliza os gastos dos recursos naturais para não comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.
A gastronomia é um setor que gera grande quantidade de resíduos. Segundo a ONU, a produção de alimentos é uma das principais fontes de emissão de CO2. A proposta da ecogastronomia passa por etapas, tais como:

  • Reciclagem de óleo de cozinha , utensílios e caixas,
  • redução de consumo de água e luz,
  • bioarquitetura nas construções de restaurantes
  • utilização de alimentos orgânicos,
  • Preferência aos fornecedores locais evitando a emissão de CO2 com transportes e promovendo o aquecimento da economia gerando emprego e renda .
Em Brasília, um mosaico gastronômico, existe o interesse de diversas áreas para a valorização da ecogastronomia.O Blog Prato Aberto tem o objetivo de colaborar para que Brasília seja a Capital Sustentável. Eu acredito e você?

* " Sustentabilidade não é apenas o começo, nem o fim no sentido de propósito, ela é o meio para preservarmos a vida ! " (Karla Meira) 



Tema sustentabilidade 
O veneno está na mesa
Boi da cara verde